O Troféu Vince Lombardi conquistado pela equipe campeã do Super Bowl. |
O Super Bowl é um jogo do campeonato da NFL (National Football League) estadunidense que decide o campeão da temporada do ano anterior. Disputada desde 1967, a partir da junção das duas principais ligas do desporto no país (NFC e AFC),
é o maior evento desportivo e a maior audiência televisiva do país,
assistido anualmente por milhões de pessoas nos Estados Unidos e em todo
o mundo. É também um evento que apresenta a publicidade mais cara da
televisão; patrocinadores desembolsam pequenas fortunas para exibirem
suas propagandas no intervalo. O Super Bowl também é o dia que tem o
segundo maior consumo de comida nos Estados Unidos, só atrás do Dia de ação de graças. A cidade sede do evento é escolhida previamente pela NFL independentemente se o time da cidade participará ou não da final.
História
O Super Bowl nasceu de uma fusão entre as 2 maiores ligas de futebol americano em 1966 a National Football League e a American Football League. A sugestão inicial do nome do jogo foi "The Big One". Posteriormente presidente da AFL Lamar Hunt sugeriu o nome Super Bowl, a inspiração teria surgido de um brinquedo de seus filhos chamado Super Ball e também porque o nome fazia referência ao "Bowl Game", que era o nome dado aos jogos universitários pós temporada.
Os dois primeiros Super Bowls foram vencidos pelo Green Bay Packers e o seu técnico Vince Lombardi passou a ter o nome do troféu.
Segurança
Desde o Super Bowl XXXVI (realizado após aos ataques de 11 de setembro) a segurança do evento é organizada oficialmente pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos.
Espetáculos
Tradicionalmente antes do início da partida sempre algum artista dos
Estados Unidos canta o hino nacional. Também entre o segundo e terceiro
quartos há um show com algum outro artista (o Halftime Show).
Outros dados
O Super Bowl passou a ser transmitido pela primeira vez em 1967,
através dos canais NBC e CBS para todos os Estados Unidos, com isto, o
fator audiência trouxe ao futebol americano a influência da publicidade e
do marketing, transformando o esporte no maior centro da comunicação
mercadológica mundial, onde o custo de um comercial de 30 segundos
chegou a US$3.000.000,00 (três milhões de dólares).
O Super Bowl é o programa de maior audiência nos Estados Unidos.
Com exceção do Super Bowl I, todos os outros jogos são trasmitidos
apenas por um canal de televisão, por toda história do evento os canais
que transmitiram o Super Bowl foram: ABC, CBS, NBC e Fox.
Nenhum comentário:
Postar um comentário